sábado, 3 de novembro de 2012

DESAFIO DE MICROBIOLOGIA - CASO CLÍNICO

ASSUNTO à MICROBIOLOGIA

CASO CLINICO

Prof. Dr. Antônio Juliano Breyner

CASO CLÍNICO

 

Paciente do sexo masculino,

Paciente do sexo masculino, 53 anos, sofreu um ferimento leve no pé ao pisar em pedaço de madeira submerso na água do mar enquanto caminhava na praia. Horas após, iniciou quadro de febre e dor local, evoluindo com edema do pé e perna. Como não houve melhora, 48h após procurou o serviço de emergência, sendo iniciada antibioticoterapia venosa (Clindamicina + Ciprofloxacina) e internado na UTI, pois o paciente estava hipotenso e taquicardico. Não havia comorbidades, exceto por relato de alergia a Penicilina.

            Ao exame dermatológico havia três escoriações superficiais na região plantar D, sem sinais flogisticos; extensa placa eritemato-violácea acometendo toda a perna direita, coberta de bolhas hemorrágicas; edema frio, doloroso e cianose no pé direito, com pulsos impalpáveis. As hipóteses diagnósticas foram de erisipela bolhosa e necrótica e síndrome compartimental.

            Foram solicitados: hemocultura, cultura de líquido de bolha integra, hemograma, eletrólitos, glicemia, CK, mioglobina, TAP, Doppler de MMII e TC (Tomografia computadorizada) do membro inferior direito. Havia elevação de mioglobina e escorias renais e a TC evidenciava acometimento de tecido subcutâneo e fáscia. O restante era normal. Foi acrescentado Oxacilina e tratamento de suporte.

            Dez horas após a internação o paciente entrou em choque distributivo e no 5º dia foi isolado o agente etiológico causador da doença do paciente na hemocultura e no líquido da bolha, fechando o diagnóstico de infecção cutânea e sepse pelo agente etiológico e, foi necessária a amputação do membro. No 6º dia surgiram os primeiros sinais clínicos de morte encefálica e no 10º dia constatou-se óbito.


A seguir imagens da perna do paciente.

 

 




 

PARA DISCUTIR:

 

1 à Qual o agente etiológico causador da doença do caso 08?

2 à Qual o tratamento adequado?

3 à Sobre o agente etiológico responda:

3.1 à Morfologia

3.2 à Fatores de virulência

3.3 à Diagnóstico microbiológico

3.4 à Epidemiologia

3.5 à Susceptibilidade a antimicrobianos

Um comentário: